3ª Mostra de Arte Insensata
Sobre
A 3a Mostra de Arte Insensata é uma iniciativa da Política de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, existente a 19 anos, que propõe um encontro com a cidade para trazer um novo olhar sobre a loucura a partir dos produtos estéticos e artísticos produzidos nos Centros de Convivência e em outros serviços da rede de saúde mental do município. É uma proposta de diálogo com a sociedade sobre o lugar da arte e sua intercessão com a loucura.

Os 09 Centros de Convivência, um de cada regional de Belo Horizonte, se utilizam de recursos artísticos e culturais trabalhando de forma diferenciada dos outros serviços a inserção do portador de sofrimento mental, possibilitando-os como cidadãos e como artistas circularem em grandes teatros, museus, feiras, cinemas, exposições, e demais espaços da arte e da cultura, o que traz para dentro dos serviços a demanda cada vez maior de aprimoramento na área artística, e a maior circulação de suas obras e por conseqüência o diálogo e a troca com a cidade. Daí surge a idéia da Mostra de Arte, propondo que tantos grupos e artistas que vivem a margem do mercado convencional possam conversar, trocar experiências, conhecer o que há de novo e se reciclarem, possibilitando ainda o acesso da população em geral a estas reflexões sobre novas formas de pensar as linguagens culturais e a arte na inserção social, de forma especial o lugar da loucura na cidade.

Neste ano estão previstas a realização da exposição de artes plásticas, fotografia, rodas de conversa, oficinas, ateliês abertos, cinema, mercado artesanal, restaurante e café cultural e muitas apresentações artísticas, como shows musicais, dança e teatro, além do Palco Instantâneo.

Os portadores de sofrimento mental, junto a seus familiares circulam na Mostra como artistas, trabalhadores e visitantes, se integrando a milhares de outros visitantes.

Nesta edição pretende-se estender o cenário da Mostra ampliando o que já se iniciou nas outras versões: trazer trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito da saúde mental em outros municípios de Minas e do Brasil e a participação de usuários e profissionais e grupos de vários lugares.

A Mostra de Arte Insensata objetiva desmistificar a loucura, agregando valores culturais, propiciando a reflexão e trazendo um novo olhar distanciado da exclusão, da não razão, da patologia e da periculosidade.
Mostra de Arte Insensata 2012 | 27 a 30 de Junho | CentoeQuatro - Praça Rui Barbosa, 104 - Centro | Belo Horizonte

Secretaria Municipal de Saúde